Emanuel Cordeiro Leão

Boas e más notícias

Qual é o objetivo da nossa vida na Terra? Será arranjar um emprego, casar e ter filhos, ser boa pessoa, deixar uma marca na sociedade, sofrer, morrer e deixar de existir? Atrevo-me a apostar que 96% das pessoas no mundo com mais de 14 anos já fizeram esta pergunta, e cada resposta é mais surpreendente do que a outra. Aliás, alguns deles não acreditam que exista um propósito, particularmente os que se consideram ateus e que rejeitam a existência de um Criador supremo.

A resposta mais frequente que ouço é que as pessoas têm de fazer boas ações e que as suas boas ações as livrarão de um mau presságio. O hinduísmo, por exemplo, acredita que a culminação da bondade de uma pessoa leva ao Nirvana. O budismo defende um caminho de retidão que conduz o crente à libertação. O Islão e o Judaísmo defendem que a sua salvação é ditada pela obediência e pelo cumprimento de certas ordenanças. Mas qual delas é a resposta definitiva?

Convido-te a refletires sobre a seguinte questão: consideras-te uma boa pessoa? Como é que defines uma “boa pessoa”? Quem determina o que é bom ou mau? Não existe um padrão de moralidade se não existe Deus de todo. Em todo o caso, o mais provável é que a tua resposta seja que sim, que te consideras uma boa pessoa. Mas será mesmo verdade?

As más notícias

Com apenas algumas perguntas, rapidamente perceberás de que a resposta é, de facto, diferente do que esperas. Lerás até ao fim? Prometo que até lá terás uma surpresa.

Vamos fazer um pequeno diagnóstico dos dez mandamentos.

Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo.

— Êxodo 20:16

Quantas vezes já mentiste na tua vida? Mesmo uma daquelas mentiras brancas, ou uma mais grave. No fim de contas, uma pessoa que mente é chamada mentirosa. Ainda te consideras uma boa pessoa? Obrigado pela tua honestidade - vamos continuar.

Não roubarás.

— Êxodo 20:15

Já roubaste alguma coisa a alguém, grande ou pequena? Talvez uma borracha do teu colega de turma sem ele dar por isso? Uma nota de 5 Euros dos teus pais para comprar guloseimas? Uma pessoa que ainda rouba é normalmente chamada de ladrão.

Continua, mantém-te firme!

(...) qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, em seu coração, já cometeu adultério com ela.

— Mateus 5:28

Quando foi a última vez que viste pornografia? Isso é desejo. Sexo fora do casamento? Isso é fornicação. Já alguma vez olhaste para outra pessoa na rua e disseste para ti mesmo como ela é atraente? Segundo o próprio Jesus, isso é tão adúltero como se tivesses dormido com ela. É realmente uma coisa terrível, e até podes pensar que é quase impossível não o fazer.

Continua, e lembra-te: não estou propriamente contigo; estás a ler isto sozinho. Não estou a condenar-te.

Não tomarás em vão o nome do SENHOR teu Deus, porque Ele não deixará impune qualquer pessoa que tomar em vão o Seu nome.

— Êxodo 20:7

Tenho a certeza que amas a tua mãe. Respeita-la, sem dúvida. De facto, não usarias o nome dela como um palavrão porque isso seria desrespeitá-la. No entanto, não respeitas o Deus que te deu uma mãe, usando o Seu nome sagrado como uma interjeição. Isso é blasfémia e é muito grave. É tão grave, de facto, que os judeus te apedrejariam até à morte.

O veredito

Eis o resumo do teu caso, e lê isto para te julgares a ti mesmo, porque eu não o faço. Preocupo-me contigo e quero dizer-te a verdade. O mais provável é que tenhas assinalado algumas das caixas. Mas, se as assinalaste todas, verás que és um ladrão mentiroso, um adúltero fornicador e um blasfemo que se auto-justifica porque, no fundo, suprimes a verdade quando ainda acreditas que és uma boa pessoa e não és. Parece uma acusação muito séria, porque é mesmo.

Quando morreres e fores julgado por Deus (Hebreus 9:27), pergunta-te honestamente, não a mim: serás tido como inocente ou culpado? Se respondeste inocente, então não estás a ser honesto. Um criminoso pode declarar-se inocente perante um juiz, mas se as provas indicarem exatamente o contrário, ele é culpado! Se foste honesto e disseste que és culpado, irás para o Céu ou para o Inferno? Se responderes Céu, não estás a ser honesto outra vez. Nenhum assassino é posto em liberdade; vai, sim, preso durante muito tempo.

Porque o salário do pecado é a morte (...)

— Romanos 6:23

Viveste em pecado e, por isso, és pago com a morte, que é a separação eterna de Deus. No Inferno.

Será que isto te preocupa verdadeiramente?

Reações frequentes

A maior parte das pessoas acredita que as suas boas ações neutralizam as suas más ações. Não é assim que funciona com Deus nem com a civilização. Se fores a tribunal acusado de roubo e disseres quanto dinheiro deste para instituições de caridade e que és um bom pai, o juiz não te vai absolver. Ninguém no seu perfeito juízo o faria. Deus funciona da mesma forma.

Imagina o tolo em seu íntimo: “Deus não existe!” Corrompem-se e praticam iniquidade; já não há quem faça o bem.

— Salmos 53:1

Algumas pessoas, em particular os Católicos, defendem que confessar os seus pecados a um padre lhes garante o perdão. Como é que isso funcionaria com um juiz em tribunal? Ele pôr-te-ia na cadeia ainda mais depressa!

O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam.

— Provérbios 1:7

Não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não vos deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem os que se entregam a práticas homossexuais de qualquer espécie, nem ladrões, nem avarentos, nem viciados em álcool ou outras drogas, nem caluniadores, nem usurpadores herdarão o Reino de Deus.

— 1 Coríntios 6:9-10

As boas notícias

Se leste até aqui, então deves sentir-te mal, possivelmente com medo. O olhar no espelho não parece nada bom. Provavelmente, parece que te foi diagnosticada uma doença terrível. Haverá uma cura para o tormento eterno, apesar de o mereceres na íntegra?

Tenho boas notícias. Estás preparado para a surpresa?

Sabes o que é que Deus fez para nos salvar, a nós pecadores, do tormento eterno, esse lago de fogo? Talvez saibas a resposta, mas não a compreendes totalmente e, quando a compreenderes, ficarás espantado como eu fiquei em 2022.

Lê este parágrafo com muita atenção. Contempla-o.

Entende que ficamos aquém da glória de Deus. Somos pecadores que violaram a Sua Lei. Jesus, que é Deus Eterno, sofreu, foi ridicularizado, exposto, e morreu a mais brutal e humilhante morte da época: a cruz. Ele tomou sobre Si toda a fúria de Deus, ensandecida e inapreensível, e pagou a sentença eterna; a nossa sentença eterna. Uma das últimas frases que Ele proferiu depois disso foi: “Está consumado!”. Ele pagou a totalidade da caução no nosso lugar. Ele morreu e ressuscitou três dias depois em toda a Sua Glória. Porque Jesus pagou a tua morte, Ele está a oferecer-te a vida eterna, e tudo o que tens de fazer é afastar-te do pecado, aceitar o presente gratuito de Deus da salvação, confiando plena e cegamente no trabalho da cruz e confessando Jesus Cristo como o teu Rei, o teu Senhor e o teu Salvador.

Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo.

— Efésios 2:8-9

As tuas ações finitas jamais poderão pagar uma sentença infinita. Além disso, se trabalhares para chegar ao Céu, deixará de ser uma dádiva e Jesus não teria de descer à Sua criação e morrer. O que fizeres em nada contribui para a tua salvação. Podes ter a vida eterna, não porque tu és bom mas, sim, porque Deus é bom e misericordioso.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

— João 8:32

Quando é que vais aceitar a dádiva gratuita da misericórdia de Deus?

Peço-te que compreendas que escrevo estas palavras com amor. O Amor é tanto verdade como é graça. Eu preocupo-me verdadeiramente contigo e, mais importante ainda, Jesus preocupa-se contigo. Ele ama-te como ninguém te amou e quer que voltes para Ele. Só isso.

Se sentires algo dentro de ti a borbulhar, então o Espírito Santo está a levar-te à convicção. Isso é bom! Pede a Deus o Seu perdão e Ele promete conceder-to.

Não por causa de alguma atitude justa que pudéssemos ter praticado, mas devido à Sua bondade, Ele nos salvou por meio do lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que Ele derramou copiosamente sobre nós com toda a Sua generosidade, por intermédio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele assim procedeu para que, justificados mediante Sua graça, nos transformássemos em seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.

— Tito 3:5-7