Emanuel Cordeiro Leão

A razão de seres Cristão

De acordo com os Censos 2021, mais de 80% dos portugueses com mais de 15 anos são católicos, 14% são agnósticos ou ateus e apenas 2% são protestantes. Isto significa que, se perguntarmos às pessoas se são cristãs, mais de 7 milhões de pessoas dirão que sim. Tenho quase a certeza de que diriam que são católicas. Há também a possibilidade de dizerem que são católicos praticantes ou não praticantes. A diferença consiste, sobretudo, no facto de irem ou não à eucaristia todos os domingos, participarem na comunhão, confessarem os seus pecados a um padre, entre outras práticas.

Consideras-te um Cristão? Se sim, tenho uma pergunta a fazer-te e creio que te deverá fazer pensar um pouco:

Porque é que és um Cristão?

Não respondas ainda, toma o teu tempo. Procura, sinceramente, a verdadeira resposta. Há uma forte possibilidade de não saberes realmente porquê. A maioria das pessoas não sabe porque é que faz certas coisas, como lavar a loiça de uma certa maneira, seguir uma certa etiqueta, dizer certas expressões ou ser supersticioso em relação a alguma coisa. Particularmente no que respeita a ser Cristão, a maioria das pessoas não compreende o que significa sê-lo, em vez de dizer que o é, ou fazer certas coisas para o provar. Quando encontrares a verdadeira resposta, convido-te a memorizá-la e a dizê-la todos os dias, para que guardes o verdadeiro Evangelho no teu coração para sempre. Bendito seja o Senhor!

O que um verdadeiro Cristão não é

Porque me preocupo contigo, tenho de te dizer a verdade: apenas dizer que és Cristão não faz de ti um deles. A Oprah Winfrey diz que é Cristã e no entanto não confia somente em Jesus. Beyoncé afirma ser grata a Deus e, no entanto, toda a sua carreira não mostra frutos do Espírito, muito pelo contrário. Há muitas pessoas no mundo que se limitam a dizer que são Cristãs mas não mostram os frutos do Espírito. Jesus criticou os fariseus por esta atitude:

Hipócritas! Bem profetizou Isaías sobre vós, denunciando: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; pois ensinam doutrinas que não passam de regras criadas por homens’

— Mateus 15:7-9

Além disso, o facto de trabalharmos para o Céu não nos garante um lugar lá; pelo contrário. Diz-se que o Inferno está cheio de “gente boa” (a Bíblia diz que não há ninguém bom). Herdar as tradições católicas dos teus pais sem uma base adequada também não faz de ti um cristão. Os teus pais podem saber quem é Jesus e confiar Nele, mas se estás apenas a seguir a tradição deles, não és genuíno na tua fé. Aliás, pergunta aos teus pais porque é que eles são católicos, qual seria a resposta deles? Eles podem estar na mesma situação que tu e talvez precisem de avaliar também a sua relação com Jesus.

Muitos dirão a mim naquele dia: ‘Senhor, Senhor! Não temos nós profetizado em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios? E, em teu nome, não realizamos muitos milagres?’ Então lhes declararei: Nunca os conheci. Afastai-vos da minha presença, vós que praticais o mal.

— Mateus 7:22-23

Se achas isto provocatório ou mesmo ofensivo, ainda bem! O Espírito Santo está a persuadir-te e a levar-te a perceber a verdade sobre o nosso Senhor Jesus Cristo, quem Ele é e o que Ele fez por ti. Há esperança para ti no Evangelho!

Agora já sabes o que não é um verdadeiro seguidor de Cristo. Vamos então descobrir o que ele realmente é. As ideias são muito simples de entender, mas um pouco difíceis de aceitar. O ser humano rejeita Deus naturalmente, mas Ele quer regenerar-te para que possas voltar para Ele.

O que é um verdadeiro Cristão

Se conheces o programa de 12 passos dos Alcoólicos Anónimos, reconhecerás o primeiro passo: reconhecer a derrota. Não é por acaso que este é o primeiro passo: sem a admissão de derrota, não é possível ter um ponto de partida de onde a sobriedade nasce. Os verdadeiros Cristãos reconhecem que são pecadores e merecem a morte pelos seus pecados. A morte foi instituída por Deus aquando da desobediência de Adão e Eva em Génesis 3:15 e é a prova do pecado, e Ele promete a morte eterna àqueles que pecam e não se arrependem.

Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem ao menos um; não há uma só pessoa que entenda, ninguém que de fato busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que pratique o bem, não existe uma só pessoa.

— Romanos 3:10-12

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,

— Romanos 3:23

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por intermédio de Cristo Jesus, nosso Senhor!

— Romanos 6:23

Porém, quanto aos covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que praticam imoralidade sexual, os bruxos e ocultistas, os idólatras e todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago de fogo, que arde perpetuamente em meio ao enxofre. Esta é a segunda morte!

— Apocalipse 21:8

Os verdadeiros Cristãos temem o Senhor e dependem d’Ele para tudo nas suas vidas. Este é um verdadeiro reconhecimento do imenso poder e amor do Criador pela Sua criação, um testemunho da soberania de Deus e uma evidência de submissão a Ele. Há uma libertação na ideia de que nada do que temos nesta vida é nosso a reivindicar, mas sim de Deus.

O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam

— Provérbios 1:7

Os verdadeiros Cristãos confiam unicamente em Jesus para os salvar, e não por meio de quaisquer obras ou sacramentos. Eles sabem que nada do que façam poderá remediar as coisas erradas pelas quais devem ser julgados e condenados. Os fariseus foram julgados por Jesus pela hipocrisia de realizarem rituais sem a motivação certa.

Ai de vós, doutores da Lei e fariseus, hipócritas! Porque devorais as casas das viúvas e, para disfarçar, encenais longas orações. E, por isso, recebereis castigo ainda mais severo!

— Mateus 23:14

Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo.

— Efésios 2:8-9

Eu, Paulo, vos afirmo que Cristo de nada vos servirá, se vos deixardes circuncidar. E outra vez declaro solenemente a todo homem que se permite circuncidar, que ele, desse modo, fica obrigado a cumprir toda a Lei.

— Gálatas 5:2-3

Os verdadeiros Cristãos permitem que Deus transforme a sua vontade na vontade de Deus. Se amamos o Senhor, fazemos o que Ele quer. Não nos revoltamos, mas submetemo-nos a Ele que nos santifica em Cristo através do Espírito Santo.

Pois somos criação de Deus, realizada em Cristo Jesus para vivermos em boas obras, as quais Deus preparou no passado para que nós as praticássemos hoje.

— Efésios 2:10

porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

— Filipenses 2:13

Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.

— Ezequiel 36:26-27

Os verdadeiros Cristãos obedecem não para serem salvos, mas porque são salvos. Compreendem verdadeiramente que a salvação é uma prenda pela qual devem estar eternamente gratos. Quando um marido ama a sua mulher, faz tudo para cuidar dela, para a sustentar, para a proteger; não porque tem de o fazer, mas porque quer. Nem mais, nem menos.

não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador; para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.

— Tito 3:5-8

És um verdadeiro cristão?

A Bíblia é muito clara sobre as doutrinas da salvação: o nosso Senhor Jesus resgata-nos, não nós. Não podemos pagar uma sentença infinita com as nossas obras finitas. Que arrogância a nossa de sequer conceber essa ideia! Nenhuma catequese, comunhão, crisma, eucaristia ou confissão a padres nos dará a salvação. Muitos católicos acreditam que podem ser cristãos e continuar a tolerar, apoiar ou mesmo celebrar a cultura atual do aborto, casamento homossexual, sodomia, bruxaria, sexo fora do casamento ou as teorias da macroevolução de Darwin, quando deveriam opor-se a elas com firmeza.

Não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não vos deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem os que se entregam a práticas homossexuais de qualquer espécie, nem ladrões, nem avarentos, nem viciados em álcool ou outras drogas, nem caluniadores, nem estelionatários herdarão o Reino de Deus.

— 1 Coríntios 6:9-10

Jesus é o Evangelho, não nós. O Cordeiro Inocente fez-se homem para viver entre nós e chamar-nos a voltar para Ele. Ele sofreu o julgamento de Deus para que nós não sofrêssemos. Morreu para que nós pudéssemos viver. Tudo o que temos de fazer é afastarmo-nos do pecado, reconhecer e confessar Jesus como nosso Senhor e Salvador, pedir-Lhe que nos perdoe e confiar n’Ele e na Sua morte na cruz para a nossa salvação.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

— João 3:16

Um verdadeiro Cristão deposita a sua total confiança em Jesus Cristo, vive para Ele e anseia pelo Seu glorioso retorno.